Proposta: Blog Colaborativo
Tema: O Respeito às diversidades
Nível: Ensino Fundamental II
Área : Língua Portuguesa
Proposta de atividades:
-As alunos irão expor os resultados de suas pesquisas e as suas produções, no decorrer das atividades propostas pelo professor.
-Produções escritas produzidas: Resenha de filme, texto de opinião, textos informativos (seguidos de gráficos, tabelas), entrevistas...
-Os alunos farão comentários no Blog sobre a temática abordada.
Reflexões:
-Em nossa escola, há pessoas com deficiência?
-Quais são os direitos humanos das crianças com deficiência Física?
-Como a sociedade pode ajudar essas pessoas a desenvolver suas potencialidades?
-O que leva as pessoas a se isolarem é a deficiência ou são os valores sociais e culturais já predeterminados na sociedade?
-O que podemos fazer para mudar a situação das pessoas com deficiência?
-Como aceitar as pessoas com deficiência? Como respeitá-las? Como incluí-las? Como deve ser o nosso relacionamento com elas?
-As pessoas com deficiência são adequadamente cuidadas?
-O poder público tem se preocupado com as pessoas com deficiência?
-Como esse assunto é tratado em outros países?
-Como nossos parentes, amigos , vizinhos pensam sobre os direitos das pessoas com deficiência?
-Em relação a esse assunto, o que poderemos fazer em nossa escola, em nossa cidade, em minha casa?
O Blog enriquece a proposta pedagógica porque o professor oferece uma oportunidade para o aluno produzir para um leitor real.Por isso o aluno terá a preocupação em organizar melhor suas idéias. Além disso, no Blog há a presença de várias vozes. O aluno aprende interagindo com o outro. A construção do conhecimento se dá de forma coletiva e, além disso, o aluno desenvolve a sua argumentação, a competência lingüística .
Como a nossa sociedade é aversa à diferença e adepta aos rótulos, pensamos em desenvolver uma atividade em que o aluno tivesse a oportunidade de refletir sobre o diferente, o valor do diferente. Presenciamos diariamente cenas de exclusão, a mídia estipula o modelo de beleza, e,nós, acatamos essas idéias sem nem sequer analisar a intenção dos discursos da mídia e questionar a quem esses discursos, de fato, interessam. O respeito à diferença é uma maneira inteligente de aprender a conviver em harmonia com o próximo, valorizando todas as suas potencialidades. Quando se rotula alguém, estigmatiza, tiramos a oportunidade de conhecer verdadeiramente essa pessoa.
Na verdade esse projeto valoriza a interdisciplinaridade. Um professor de língua portuguesa pode solicitar a colaboração dos colegas das diversas áreas de conhecimento (ciências naturais e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias).