terça-feira, 9 de setembro de 2008

Adrea Castro

Blog Laboratório Escola

O tema abordado será a tecnologia informática.
Nossos alunos se utilizam bastante da Internet, mas poucos vão muito além do MSN, do ORKUT e dos sites de jogos.

A idéia é pesquisar sobre tecnologia informática. Isto é o que faremos nessa aula com o uso de blogs.
Para conhecer um pouco mais sobre o assunto criaremos um edublog colaborativo em que a temática principal será a tecnologia informática. Entendemos que o tema tecnologia merece a atenção de diferentes disciplinas. Por este motivo será um “laboratório escolar de conhecimento”, aberto durante as atividades de informática educativa, e “alimentado” continuamente pelo interesse pela pesquisa que o próprio tema, certamente, provocará nos alunos.
Vamos propor o registro dos conhecimentos sobre informática como se faz em um portfólio. Este portfólio, que será um blog coletivo, o conhecimento se produzirá pela pesquisa continuada sobre o assunto. Nele colocaremos informações no formato de textos, vídeos, imagens e links para sites com conteúdo confiável sobre o tema. Além disso, contaremos com a colaboração dos nossos visitantes, inserindo comentários sobre os assuntos publicados.
No nosso “blogfólio” cada aluno contribui com suas descobertas além de trazer o ponto de vista das diferentes disciplinas a respeito do tema. A pergunta é: como a história avalia o tema tecnologia informática? E a língua portuguesa? Qual a importância do desenvolvimento da tecnologia informática para a matemática?
Os professores de cada uma destas áreas serão os mediadores das publicações, estimulando seus alunos a novas pesquisas e descobertas.
O tema e sua pesquisa pretendem instigar alunos e professores a ampliar a utilização dos recursos de tecnologia informática no desenvolvimento dos processos de aprendizagem de todos os envolvidos

2 comentários:

Gládis Leal dos Santos disse...

Andrea

O tema proposto em seu edublog é bastante amplo e contempla todas as disciplinas. O envolvimento dos alunos será grande, pois trata-se de assunto de seu interesse. Considere também a utilização dos blogs como ferramentas de apoio didático aos professores. De que forma, por exemplo, o professor de matemática ou qualquer outra matéria pode utilizar o blog com seus alunos? Quais atividades poderá desenvolver neste ambiente virtual e de que forma será a participação dos alunos? É interessante que você desenvolva um edublog que contemple todas as áreas, mas eles servem também como recursos educacionais aos professores no desenvolvimento de seus conteúdos de ensino.

Sucesso em seu trabalho
Gládis

Andrea Castro disse...

Oi Gladis,

Obrigada pela sua observação.
Tomei como um desafio (no melhor sentido) pensar como um professor de matemática poderia participar de minha proposta. Cheguei a conclusão de que pesquisar os objetos de tecnologia ajuda a perceber como o homem vem evoluindo no desenvolvimento do cálculo e como, recursivamente, o desenvolvimento dos cálculos ajuda a criação de novos objetos tecnológicos. Penso que tal conhecimento seria um fator de motivaçaõ aos aluno que sempre se perguntam para que aprender alguns conteúdos matemática, uma vez que não vêem aplicação prática. Penso também que precisamos desenvolver atividades motivacionais para poder, ai sim, abordar de forma significativa os conteúdos disciplinares.
Um outro ponto é o seguinte. Atuo em uma escola pública federal como professora de informática educativa. Não tenho conhecimento sobre os conteúdos disciplinares das diferentes áreas. Neste sentido, minhas propostas de trabalho com tudo o que envolve tecnologia informática são sempre muito amplas. Isso se deve tanto pela possibilidade de se tornarem atividades interdisciplinares quanto pelo entendimento que tenho de que todas as disciplinas tem uma linguagem própria, sempre capaz de dialogar com a informática como linguagem.

Um abraço,
Andrea