terça-feira, 9 de setembro de 2008

Francisca Aparecida Moraes da Cunha

Plano de uso do Blog

Tema: Etnias

Nível: Ensino Médio

Área : Ciências Humanas

Disciplina: História

Tipo: Coletivo


Proposta de atividades:

- Enquetes para diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos.
- Etinografia, reescrevendo a história afro-brasileira através de leituras e produção textual.
- A partir da letra da música (A Mão da Limpeza) de Gilberto Gil, os alunos irão reconhecer no seu contexto frases de caráter preconceituoso e racista.

Blog: O blog enriquece a proposta pedagógica porque é uma ferramenta que favorece a interatividade e colaboração entre o grupo. Por ser um ambiente lúdico leva os alunos a expressarem suas idéias, até mesmo os mais tímidos terão mais facilidade. É espaço de socialização entre professores e alunos em formato horizontal e informal, promovendo a interação social.



Blog Colaborativo - Etnias

“O que nos faz semelhantes
ou mais humanos são as diferenças”
(Nilma Lino Gomes)


Esta ferramenta com a temática Etnias, terá o objetivo de dar continuidade aos conteúdos de sala de aula da disciplina de História, complementando as atividades curriculares e favorecendo a leitura pelos alunos dos trabalhos de todos. Na verdade esse projeto propõe a interdisciplinaridade, pois para organizar o tempo no Laboratório de Informática o professor de História irá desenvolver as atividades com a colaboração dos colegas das disciplinas de artes e literatura.
Será um edublog coletivo, pois será criado e gerido pelos alunos dos 1º ano da EEFM Presidente Geisel, na cidade de Juazeiro do Norte-Ce. Os mesmos irão partilhar idéias, opiniões e reflexões sobre a temática escolhida. O papel do professor será o de facilitador nesse espaço, acompanhando o aluno no processo da construção de conhecimento.
No blog colocaremos links para outros blog e sites com assuntos correlatos. Será aberto a comentários dos visitantes, que os enviarão para o e-mail disponível na ferramenta, que depois de filtrados estarão disponíveis na rede. Enfim, é um espaço com possibilidades de publicação e instrumento para a interação social na rede.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei sua proposta, sou professora de historia e trabalhei com meus alunos o preconceito e o racismo que voce usa como proposta em seu blog, tem uma musica do Gabriel, o pensador "Racismo é burrice"que é muito boa.
Abracos

Fernanda disse...

Também gostei do tema e, como minha formação primeira é de psicóloga, sei da importância da frase que abre sua proposta de trabalho "O que nos faz semelhantes ou mais humanos são as diferenças". Parabéns.
No Portal Educarede há vários links para sites interessantes que trabalham com as diferentes etnias.Clique em http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=educalinks.principal
e descubra alguns bem interessantes.