quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Fabiana Aparecida Rodrigues Tonsis

A prática pedagógica pode ser enriquecida com o uso do blog pelo seu dinamismo e a possibilidade de ampliar a difusão de idéias, produzindo o conhecimento. Pode ser utilizado para a realização de trabalhos, facilitar o dia-a-dia de professores e alunos pois passam a ter uma espécie de arquivo de documentos, além de aprimorar os alunos ao levarem suas opiniões e discussões sobre os temas abordados até os blogs.

             Em sala de aula, por exemplo, está sendo discutido um tema e no fim da aula o professor lança uma pergunta em seu blog, com a finalidade de aumentar a discussão e fazer com que os alunos interajam mais sobre o assunto abordado, ou seja, o blog pode proporcionar conversações sobre assuntos iniciados em sala de aula, e que podem ser aprofundados em Listas de Discussões entre alunos e professor. Em um blog também pode ser postado fotos de um possível passeio promovido pelo professor com seus alunos e também textos ou artigos de outros autores para que os alunos leiam.

BLOG TEMATICO

Área: História.

Nível: alunos da 6ª série do Ensino Fundamental.

Tema Abordado: As Grandes Navegações.

Pergunta Postada para Discussão: Vocês acreditam que foi descoberta, invasão ou encontro  do continente americano?

Através desta pergunta os alunos podem expor suas opiniões e discutirem o tema abordado profundamente.

2 comentários:

Nair Rodrigues Neves Boni disse...

Fabiana!
Importante a discussão que você propõe em seu blog. Pois, além de trazer conhecimento sobre "As grandes Navegações", mostra ao aluno diferentes interpretações em torno do tema, que os prepara para mais tarde desenvolverem argumentações e um senso crítico a serem aplicados na produção de textos. O dinamismo desse ambiente virtual favorecerá o trabalho.
Em nossa escola, também trabalhamos o tema "As Grandes Navegações" utilizando a imaginação dos alunos na criação de uma estória que apresentamos num programa de rádio.
Visite nosso blog e veja essa produção.
Sucesso pra vocês!

Gládis Leal dos Santos disse...

Fabiana,

A utilização dos blogs como espaço de conversação amplia a interação entre professores e alunos, antes restrita à sala de aula.Sua proposta oferece ao professor a oportunidade de aprofundar os assuntos iniciados em sala desenvolvendo a criticidade.

Um ótimo trabalho
Gládis