segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Antonia Lucelia Santos Mariano

Tema abordado: Lixão da cidade

Nível: Ensino Médio

Área/disciplina: Interdisciplinaridade

Tipo de edublog: Blog Colaborativo

Abordagem: A criação de um edublog coletivo sobre a problemática do lixão de Juazeiro do Norte, CE, é uma necessidade presente nos dias atuais; como na maioria das cidades brasileiras e será construído por professores e alunos interessados em discutir os problemas locais e globais que prejudicam as relações ambientais entre o homem e a natureza, tendo como perspectiva a troca de saberes e a cooperação científica e tecnológica em busca de soluções desejáveis.

Valor pedagógico: Weblogs são ferramentas da web 2.0 de importante valor pedagógico para a concretização dos processos educativos. Trata-se de um instrumento lúdico, interativo, e de fácil manejo tecnológico que desperta nos seus adeptos o desejo de colaboração por tratar-se de uma agenda eletrônica dinâmica com informações rápidas e atualizadas. Este blog deverá contribuir na construção do conhecimento específico sobre os problemas dos resíduos sólidos para a sociedade do consumo; fortalecer a consciência ambiental dos seus usuários, colaboradores e visitante; além de promover a inclusão digital a todos que ‘ainda’ não se apropriaram da web 2.0 como ferramenta didático-pedagógica.

O uso de blogs em sala de aula (roteiro)

Com o objetivo de apresentar reflexões, discussões e propostas de resolução dos problemas locais causados pelo LIXÃO A CÉU-ABERTO da cidade de Juazeiro do Norte, CE, Brasil, é que apresentamos a proposta de construção de um blog coletivo; que pretende aglomerar professores e alunos do Ensino Médio interessados em contribuir na mudança de postura da comunidade local em relação à problemática, e, através da disseminação das idéias na web, despertar em outras comunidades o desejo de construção de uma nova forma de viver. O viver colaborativo; o viver compartilhado; o viver em comum por um mundo mais saudável.

Na construção do conhecimento através de um projeto de blog coletivo se faz necessário um planejamento simplificado dos itens fundamentais na concepção da idéia, devendo dispor de:

 Textos informativos; enquetes (abordando situações problemas); lista de links temáticos; slides com imagens reflexivas; Vídeos (com sons); álbuns (memória fotográfica das atividades realizadas pela comunidade); para despertar nos seus usuários o desejo de ler, analisar, refletir e interferir nas informações ‘postadas’ a fim de que haja troca de saberes entre os envolvidos com o projeto.

 Caso algum membro da comunidade tenha pouco ou nenhum conhecimento técnico sobre a construção de blogs é imprescindível à capacitação tecnológica sobre o uso dessa ferramenta para que ‘todos’ os envolvidos estejam ‘estimulados’ a participar efetivamente desta construção.

Dentre muitas possibilidades pedagógicas oferecidas na construção de blogs, este projeto terá também como meta a manutenção das informações atualizadas e integradas as demais comunidades que lutam pelo fortalecimento da educação ambiental.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Antonia!
Parece interessante criar blog para discutir problemas ambientais, principalmente se estes problemas dizem respeito a comunidade em que os alunos estão inseridos. Aprender tais conhecimentos agregam valores significativos à aprendizagem dos mesmos. Importante, também, é a criação da rede através de colaboradores e visitantes. Parabéns!

Profª Lucelia Mariano disse...

Obrigada pelo incentivo. A idéia é nos habituarmos as ferramentas interativas dos blogs que são tantas. Valeu!