quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Fernanda da Silva Ribeiro

Proposta do uso do Blog Educativo

Tema/disciplina: Redação – Português.

Nível: Alunos do ensino médio.

Tipo: Blog com textos, fotos, vídeos e links.

Atividades: propostas de temas de redação; vídeos - os participantes devem criar uma história em cima dos vídeos propostos.

Haverá posts com diferentes tipos de redação (dissertação, narração). Haverá ainda links para dicionários (se existirem free na web), para  wikipédia e para outros tipos de texto (por exemplo texto jornalísticos, poemas, cordéis).

Dicas de como desenvolver uma boa redação.

Propostas de discussão.

Oportunidades de aprendizagens: escrever palavras corretamente; desenvolver uma boa escrita; escrever um texto consistente; aprender a escrever diferentes tipos de redação.

Por que o blog pode enriquecer a proposta pedagógica: primeiro pelo acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos além da sala de aula. Ao ver como os alunos fazem uso do blog, escrevem, pesquisam e interagem, por exemplo, o professor já faz uma avaliação de processo e ainda pode ajudar aqueles com mais dificuldades. Além disso, disponibilizar recursos como vídeos e links, pode ajudá-lo na ampliação e produção de conhecimento.

 

4 comentários:

Anônimo disse...

Fernanda, gostei muito da sua proposta pois os alunos de hoje possuem muitos erros ortograficos, por exemplo escrevem Brasil com z, etc.
Eles precisam se conscientizar de que precisam melhorar e uma ferramenta para melhorar a escrita é a leitura.
Beijos

Gládis Leal dos Santos disse...

Fernanda,

Parabéns pela proposta de utilização de seu edublog! Os blogs potencializam o estímulo à leitura e à escrita. Proponha aos alunos que indiquem temas de seu interesse para a produção dos textos. Os vídeos são bons recursos para despertar o interesse pelos assuntos abordados.Visite meu blog Palavra Aberta e observe que utilizo a linguagem visual como estímulo à produção de textos.

Sucesso no trabalho
Gládis

Fernanda disse...

Meninas, gostei de ver o comentário de vocês!
Gladis, então vc tem um blog que utiliza a ferramenta vídeo para despertar o interesse dos alunos? Gostei dessa dica! Gostei também da sua observação de pedir para os alunos proporem temas para as redações. Vc tem toda a razão. É
superimportante trazermos o universo cultural do aluno e trabalhar junto com ele. Pensarei nisso.
Abraço!

Aparecida Cunha disse...

Oi Fernanda, gostei da sua proposta. Você poderia trabalhar também com roda de leituras, ou seja selecionar alguns títulos e pedir para que os alunos escolham um para lê...Depois terão que postar comentários sobre os livros lidos no blog.
Parabéns! Aparecida