quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Noeli Pires Bueno

Blog Educação Ambiental
Anjos da Natureza


Este blog é do tipo Colaborativo, pois será alimentado por várias pessoas. Terá conteúdos relacionados ao Meio Ambiente, mais especificamente Educação Ambiental. Destina-se a alunos do Ensino Fundamental, 5º ano, da Escola Municipal de Educação Ambiental de Assis. Esses alunos fazem parte de um projeto intitulado de “Anjos da Natureza”, que tem como principal objetivo capacitar esses alunos em Educação Ambiental para que os mesmos sejam multiplicadores em suas escolas e na comunidade.
Escolhemos esta ferramenta justamente por ser interativa e por permitir alcançar um número bem maior de pessoas. Desta forma acreditamos que um Blog Colaborativo proporcionará mais incentivo aos alunos, pois eles terão a oportunidade de serem produtores do próprio conhecimento.
Atividades: a estratégia escolhida foi a de publicação de matérias jornalísticas sobre o tema, em formato de jornal on line . As atividades serão desenvolvidas em equipe, professores, alunos e comunidade. Os alunos participarão de todo o processo de produção que será da seguinte forma:
1. Pré-produção:

• Reunião de pauta
• Pesquisa
• Elaboração de roteiros de reportagem
• Agendamento de entrevistas
• Montagem das equipes


2. Produção:

• Entrevistas
• Fotografia
• Elaboração da matéria (digitar)
• Scanear material
• Publicação no Blog

4 comentários:

Gládis Leal dos Santos disse...

Noeli,

Parabéns pela proposta de seu edublog. O tema é sempre atual e a participação dos alunos na elaboração das matérias desenvolverá várias competências. Como será alimentado pelos alunos do 5º ano, proponha a visita ao blog dos alunos das demais séries para leitura e postagem de comentários sobre os assuntos publicados, valorizando ainda mais o trabalho.

Sucesso
Gládis

Anônimo disse...

Gostei muito da sua proposta, ja que o tema Educacao Ambiental está em auge e devemos nos conscientizar e ao mesmo tempo os nossos alunos o quao é importante cuidarmos do nosso planeta.
Abracos

Anônimo disse...

Gostei muito da idéia de um jornal on-line, ele será semanal, diariamente ou mensalmente? Quantos alunos iram participar? vocês dispõe de quantos computadores? este trabalho já está em prática? O que você acha de realizar entrevistas via MSN dos seus alunos com os meus sobre: Coleta Seletiva que faz parte do seu tema Educação Ambiental? e depois seus alunos fazem um relato da experiência ou mesmo publicam a entrevista no jornal e bom posso depois levar meus alunos para comentar o seu edublog. O que acha?
Caso você se interesse entre em contato comigo: masclleide@gmail.com Fone: 87 38281122
Bjs

Anônimo disse...

Ótima idéia, a educação ambiental hoje é uma necessidade, assim como formação de leitores e escritores competentes.
Parabéns!